terça-feira, 16 de outubro de 2007

Votuporanga sedia Dia Internacional da Animação. Confira a programação extra durante a semana.

Votuporanga – SP Na sua primeira edição em Votuporanga o DIA já chega com uma grande programação. As atividades se iniciam no dia 22 de outubro com mostras locais e oficinas. O Dia Internacional da Animação – Votuporanga, tem o apoio do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), Senac Votuporanga, CUCA Votuporanga, Prefeitura Municipal de Votuporanga – Secretaria de Educação e Cultura, e realização da Desentupidora de Idéias. Confira a programação: Programação extra: De 22 à 26/10: Mostra de animações Local: Campus Centro da Unifev. Horário: 19:00 às 19:30 horas (intervalo das aulas) 23/10: Oficina de Animação (aberta à comunidade) Local: Campus Centro da Unifev. Horário: 13:00 às 17:00 horas. 25/10: Oficina de Animação (para alunos participantes da semana de arquitetura) Local: Campus Sul da Unifev. Horário: 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas. 27/10: Oficina de Animação (aberta a comunidade) Local: Senac - Rua Guaporé, 225. Horário: 09:00 às 17:00 horas. DIA 28/10 MOSTRA DE ANIMAÇÕES – NACIONAIS E INTERNACIONAIS. Local: Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” Endereço: Rua Amazonas s/n Horário: 19:30 Coordenação Local: Luciano Dami Telefone: (17) 3423-3929 e (17) 9136-7705 E-mail: lucianodami@hotmail.com
Em comemoração ao Dia Internacional da Animação a ABCA - Associação Brasileira de Cinema de animação promove mostra curtas-metragens brasileiros e estrangeiros. Neste ano o evento acontecerá em 50 cidades simultaneamente.

A realização do evento tem como objetivo escolher e exibir filmes, trazer público, criar debates, incitar discussões, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar pessoas. A previsão de público é que seja superior a 30 mil pessoas em todo país por se tratar de uma mostra com classificação livre, entrada franca, realizada em todas as regiões brasileiras.

O Dia Internacional da Animação tem na sua programação oficinas, debates, palestras, mostras regionais de filmes e muitas atividades culturais relacionadas com este gênero cinematográfico. Além das exibições do dia 28 de outubro em todas as regiões do país a mostra brasileira será enviada para diversos países para que seja exibida na mesma data, entre eles Portugal, Canadá, França, Estados Unidos, Hungria, Bulgária, Rússia, Argentina, Polônia e Japão.

DIA 28 DE OUTUBRO É O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o “Dia Internacional da Animação” e para comemorar esta data será realizada uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. Mais de 51 países participarão dessa grande festa. Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net/news/iad_index.php

O dia 28 de outubro terá uma programação padrão em todos os locais de exibição de uma hora de curtas- metragens brasileiros e uma hora e trinta minutos de curtas-metragens estrangeiros (franceses, canadenses e portugueses). Nestes países na mesma data também será exibida a mostra de animações brasileiras e este intercambio proporcionará uma união cultural entre todos através da projeção dos filmes de animação.

Em algumas cidades durante a semana que antecede o evento, além do programa oficial do Dia Internacional da Animação, ocorrerão mostras, debates, workshops, palestras e confraternizações.
Veja no site a programação e o endereço em cada cidade brasileira destes eventos www.abca.org.br/dia


O evento terá entrada franca em todo Brasil visando difundir e democratizar o trabalho dos animadores, criar novas platéias, divulgar o cinema de animação, tornando este dia numa grande festa de integração sócio-cultural.

Nenhum comentário: